CARNAVAL DE COJA

Falar de Carnaval traz-nos de imediato à ideia máscaras, fantasias, corso, música, reis, serpentinas, matrafonas, cabeçudos, sátira, carros alegóricos, comida, bebida, fogo-de-artifício… ingredientes usados na confeção do Carnaval de Côja.
 
O Entrudo é uma tradição enraizada nesta vila e assume uma posição singular no itinerário dos melhores Carnavais da região.
O Espírito Carnavalesco anda pelas ruas e Côja enche-se de público.
 
Em Côja inicia-se o Programa de Carnaval com uma mão cheia de dias festivos proporcionando a todos momentos de alegria e gargalhadas, onde a grande animação e o convívio nos tocam no baile de máscaras.
O corso carnavalesco sai à rua na terça-feira, repleto de participantes, muitos deles de povoações vizinhas, que se associam na preparação dos carros alegóricos.
É sempre esse o momento principal das festividades, já que é no corso que os foliões por fim se encontram, trazendo a nu a sátira social, política e a folia carnavalesca.
O dia de carnaval encerra com o fogo-de-artifício, um espetáculo apreciado por miúdos, graúdos, visitantes de passagem e também pelos residentes.
Na quarta-feira gorda, o espaço adjacente à Fonte Nova serve de palco ao tradicional enterro do entrudo.
O papel fundamental desta organização está nas mãos do Mais Além, sendo este considerado o maior evento do Grupo.

Sobre – Carnaval de Coja